Seguidores

quinta-feira, 9 de março de 2017

VIAJANDO PARA TAQUARITINGA


Escrever sobre Taquaritinga é escrever sobre mim. Impossível pensar em alguma situação da minha vida sem que a cidade esteja envolvida.
Aos dezoito anos, quando vim para São Paulo fazer cursinho, pegava ônibus lá em frente a casa dos Lui.A rodoviária ficava ali naquele quarteirão. Os ônibus não tinha ar condicionado pois as janelas eram de vidros móveis e toda poltrona tinha um cinzeiro de lata para fumantes no repouso de  braço. E eram poltronas duras pra caramba. Nossa !…como os passageiros fumavam dentro do ônibus naquela época  ( inclusive eu e minhas amigas quando fazíamos alguma viagem juntas )

Viajar para São Paulo era uma aventura quando vínhamos de carro. A rodovia W. Luis tinha pista simples no vai e vem ,e as ultrapassagens eram constantes e arriscadas. Viajávamos sem celular ( porque não existia ) e muitas vezes nossos pais iam saber que tínhamos chegado em São Paulo só no dia seguinte.
Viajar para São Paulo hoje é uma beleza para quem vai sem pressa. Os postos de abastecimento oferecem de tudo : lojas,souvenirs,lanchonetes toaletes modernas, telefones,caixas eletrônicos,frutarias,restaurantes,pousadas,chalés ; ademais…muitos motéis pipocam pela estrada para acalmar os ânimos dos mais impulsivos ( além de estradas modernas, bem equipadas e acolhedoras para os que gostam de dirigir )
Apesar de todo esse conforto as vezes tenho a impressão que Taquaritinga fica do outro lado do mundo. Misericórdia…penso dez vezes antes de encarar uma viagem. De ônibus então…nem pensar ! E olha que a Empresa Credo…ops…Cruz melhorou muuuuuuito ! But…mesmo assim a gente passa quase o dia inteiro sentado na poltrona antes de chegar em Taquaritinga.


Sou adepta do teletransporte que ainda não foi inventado mas vai existir. Talvez essa tecnologia aconteça antes que o tal trem bala seja construído no corredor central da Bandeirantes e W Luis. A idéia do trem morréu no papel e nas manipulações maquiavélicas de alguns politicos.
 Enquanto isso, pense bem !…Voce sendo teletransportado de Sampa para Taquaritinga em apenas alguns segundos…hã ? Que tal ? Gostou da idéia ? 
Vai sonhando vai ! O único jeito de fazer isso por enquanto é por viajem astral ( uma passada rapidinha no bar do Tadao,na Pura Gula,No Kimura,uma cervejinha, um oi para os amigos ) e retornar urgente, antes que o cordão de prata se rompa de vez e você fique vagando pelas estradas nebulosas do espaço sem fim.
                            
                            
                                Maria da Penha Boselli* / Maat* 2017