quarta-feira, 25 de março de 2015

GALINHA CAIPIRA


Galinha caipira de verdade,não bota ovo em finados,e nem na quaresma. O povo aqui da roça diz que elas param de botar nesse tempo espiritualizado. Outro dia minha irmã achou ovos ( ditos caipiras ) em um varejão,e espantada pelo fato de estarmos na quaresma,perguntou ao dono do mercado a procedência dos ovos. O homem explicou que vinha do sitio da cunhada, que criava as galinhas soltas no terreiro,com alimentação natural ( restos orgânicos,de comidas,pedrinhas do chão,milho caipira etc… )
Será ?
Questionado pelo fato das caipiras não botarem em dias de quaresma,o homem jurou que isso não existe,que não passa de mito e que as galinhas da cunhada botavam ovos o ano inteiro. Ficamos na dúvida mas compramos os ovos mesmo assim.

Cozidos os ovos,constatamos que as gemas não eram tão amarelinhas como as gemas das caipiras devotas ( sinal claro de que a alimentação das penosas do mercado,era complementada com ração ). 
Pode parecer hilário,mas o mito de que a verdadeira galinha caipira é espiritualizada é fato. Elas não fazem a bota em determinados períodos que ( coincidência ou não ) estão associados a certos hábitos religiosos. Exemplo? Em finados voce não encontra ovos caipiras “de verdade " e na quaresma também não. 
Deduz-se que galinha caipira de verdade,respeita o calendário cristão e é conectada com planos espirituais desconhecidos. Existem mais mistérios entre o céu e a terra,do que supõe nossa vã filosofia.
 Portanto,se voce encontrar ovos caipiras em finados ou quaresma,com certeza não são de galinhas caipiras verdadeiras. Mas sim daquelas que já perderam vínculo com os mistérios da natureza e não mantém mais conexão com as coisas do céu. São caipiras da roça,mas não de tutano,porque são mantidas com uma alimentação tipo, “ meia muzzarela meia calabresa “ como se diz por aí, e isso explica o fato das penosas botarem ovos o ano inteiro.
Há que separar o joio do trigo.
Só para complementar : parece que no Natal,as caipiras também não botam ovos,demonstrando com isso uma devoção amorosa e silenciosa em homenagem ao nascimento do menino Jesus.Pois então…já que essas galinhas são tão solidárias com o espírito de Natal,se preservando da bota de ovos,porque não fazemos como elas e não poupamos o peru ?

                                                                                                       *PenhaBoselli* / 2015