quarta-feira, 9 de agosto de 2017

MAKTUB



Maktub é o nome da lotérica ( confesso que achei atraente )
 

Pois é...todo mundo quer ficar rico. A fila estava enorme,da porta pra fora,espichando pela calçada. Encarei ! Outra lotérica só pegando o carro,do outro lado do bairro. Poucas pessoas estavam atrás de passes e pagar conta. A maioria ( inclusive eu ) estava mesmo era com muuuuuitos boletos de apostas na mão,esperança estampada no rosto e muitos sonhos na cabeça.Vai que né ? 
Na espera maçante,comecei a prestar atenção nas conversas.Como estamos do lado do hospital,comecei a pensar que talvez as necessidades dos outros fossem mais urgentes ,tipo doenças,cirurgias...sei lá ! Muitos estavam com uniformes do Hospital,mas escutando as conversas,percebi que os motivos de todos eles alí, era o mesmo que o meu : acertar a megasena e enricar. Alguns falavam de abrir um negócio próprio para os filhos,outros de se mudarem de Sampa,outros de voltarem para seu rincão saudoso,outros gostariam de aplicar o dinheiro,comprar um barco e viver em alto mar.Ouvi de tudo um pouco.A mulherada falava em morar num predio que tivesse restaurante para nunca mais entrar na cozinha. Os sonhos femininos são um pouco diferentes dos homens. Não ouvi ninguém dizer - Há !...vou ajudar meu irmão. Vou ajudar meu vizinho pobre que não tem onde morar.Vou reformar um orfanato,vou contribuir com um asilo de velhinhos abandonados.NÃO ! Vou ajudar minha sogra então...nem pensar ! Pensei comigo : não há Maktub no Universo que faça um milagre aqui. Estamos todos no mesmo saco do ego interesseiro,desprovido de compaixão e solidariedade. Os doentes do Hospital São Paulo passando pra lá e pra cá tudo estropiado,com máscaras,cadeira de roda,muletas e ninguém se compadeceu falando ( que fosse mentindo vá ) : - Vou ajudar o Hospital que tá quase fechando por falta de verbas. Misericordia... Maktub nesse clima árido de humanidade ? Sei não...Fiquei na dúvida do premio sair nessa lotérica. Mas aí chegou minha vez. Fiz minha fezinha jurando que na próxima semana procuro outra lotérica mais UP,mais alegre,mais colorida ,mais arco íris,com nomes tipo assim : lotérica Bonança,Afortunada,Casa da Sorte Vem que Tem,Jogou Ganhou etc...Quem sabe...né ?

                                                Maria da Penha Boselli* / 2017